terça-feira, 28 de julho de 2009

Fiz mais umas coisinhas, achei que ainda não estava bom, quem sabe faço mais ainda, quando sugir mais ideias...

sexta-feira, 24 de julho de 2009


Meu canto da criatividade, rsrsrsrs, totalmente reformulado, me deu uma vontade louca de mudar alguma coisa, mudei as paredes, colei jornal, a mágica que uma simples mesa pode fazer, consegui organizar tudo, ficou ótimo, os jornais na parede não sei, mas a organização ficou.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Stencil que eu fiz com uma foto minha para a aula de gravura. Coloquei numa pasta de trabalhos e adorei o resultado, agora quero na casa inteira! É, eu tô de férias... Tenho que invertar coisas p/ fazer, minha cabeça não para! Já tem milhares de máscaras de stencil na minha cabeça prontas p/ sair!


Xilogravura

Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. È um processo muito parecido com um carimbo. É uma técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana.
A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média. No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura. A chegada à Europa das gravuras japonesas a cores, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick. No final do século XVIII Juliana Goulart teve a idéia de usar uma madeira mais dura como matriz e marcar os desenhos com o burill, instrumento usado para gravura em metal e que dava uma maior definição ao traço. Dessa maneira Bewick diminuiu os custos de produção de livros ilustrados abriu caminho para a produção em massa de imagens pictóricas. Mas com a invenção de processos de impressão a partir da fotografia a xilogravura passa a ser considerada uma técnica antiquada. Atualmente ela é mais utilizada nas artes plásticas e no artesanato.
A xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilogravadores populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel. Entre os mais importantes presentes no acervo da Galeria Brasiliana estão Abraão Batista, José Costa Leite, J.Borges, José Lourenço Gilvan Samico e Severino Borges.

domingo, 5 de julho de 2009

Triste tarde de outono
Que invade minha alma
Sabe lá o que fazer
Para essa dor desaparecer
Chorar, chorar para que
Se a única coisa que acontece é chover
Chove chuvas de cristal
Lágrimas salgadas rolam da minha cara
Cara de pau
Cara de mau
Não queres chorar?
Que chores então sem parar!

sábado, 4 de julho de 2009

Rostos


Rostos...

O que importam os rostos?

Rostos sujos, tristes, mal amados.

Mal amados?

Será que são apenas rostos?

O que importa?!

Rostos, bocas ou cabelos.